Casa do Povo

Um presente de Niemeyer aos gaúchos

0
648
Foto da fachada da Casa | Crédito: Artur Alexandre

O famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer é quem assina a Casa do Povo de Vacaria. A obra é a única de Niemeyer no Rio Grande do Sul, um presente aos gaúchos.

A Casa do Povo é um espaço de eventos. Nela são promovidos shows, teatros, concertos, exposições, palestras, seminários, entre outros, de caráter informativo e cultural. A Casa fica bem próxima ao centro da cidade, é fácil de chegar e visitar.

Suas curvas

Niemeyer gostava de ousar. Empregava muitas curvas em seus projetos, o que, ao longo de sua trajetória, determinou o seu estilo. A Casa do Povo é um exemplo disso. Tem o formato cilíndrico, as janelas são circulares e o auditório é abaulado.

Salão maior | Crédito: Artur Alexandre

A Casa do Povo possui três grandes ambientes: o auditório, com capacidade para 320 pessoas sentadas (nova lotação, determinada em 2018) e um palco com abertura para dois lados; o salão maior, que acolhe até 900 pessoas; e o camarim, com capacidade para 150.

Auditório | Foto do evento da CDL Jovem com Marcos Piangers | Crédito: Artur Alexandre

 A construção

Crédito: divulgação Leonardo Zamboni

A Casa foi construída em 1988. Foi interditada em 1997, por problemas estruturais. Em 2010, a obra foi revitalizada, com o apoio do poder público e da iniciativa privada.

Em 2012, foi reinaugurada e, desde então, está aberta e em pleno funcionamento. É mantida e administrada pela Associação Amigos da Casa do Povo.

Visita dos vacarienses ao arquiteto para tratar sobre a obra de reforma. Crédito: divulgação Leonardo Zamboni

Para usar os espaços

A Casa do Povo é um espaço acessível à comunidade. Para utilizá-la, paga-se apenas a taxa de limpeza no valor de R$ 200,00 (valor em abril de 2018). A solicitação para a utilização dos espaços é feita com Marina Bogix, secretária da Casa. Eventos com fins lucrativos destinam 20% da bilheteria à Associação.

Centro Cultural Marcos Palombini

Em 2009, o legislativo vacariense aprovou projeto de lei conferindo à Casa do Povo a denominação de Centro Cultural Marcos Palombini, em homenagem ao prefeito que administrava Vacaria quando a obra foi construída.

 

Centro Cultural Marcos Palombini | Casa do Povo
Rua Borges de Medeiros, 1987, bairro Glória.
Telefone: (54) 98162.0819

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira:
08h30 às 12h e 13h30 às 17h30
E também em dias e horários que tem eventos.

CURIOSIDADES

*Niemeyer é conhecido pelo emprego de curvas em seus projetos. Arquiteto responsável por Brasília, também projetou o famoso Edifício Copan, em São Paulo, a Casa de Baile e a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, entre muitas outras obras.

Saiba mais em:
https://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_10-11/4_PIZZATO.pdf

Outras obras de Niemeyer

Edifício Copan em São Paulo

https://amuse-i-d.vice.com/dream-homes-edificio-copan/

Igreja da Pampulha em Belo Horizonte, MG

Crédito: Flávio Jota de Paula

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here