Colher a fruta do pé

Produtores rurais recebem visitantes

0
378

Vacaria é uma terra essencialmente agrícola. Ao turista, a cidade dá a oportunidade de conhecer a origem dos alimentos, colher a fruta do pé, passear no meio das plantações.

Não são raras as crianças moradoras das metrópoles que não sabem de onde vem o leite, de que é feito o picolé, ou o iogurte. Alguns produtores rurais já estão atentos a esta oportunidade e abrem suas propriedades para a visitação. Vale a pena viver essa experiência!

Colher a uva direto dos parreirais

Laurindo Riva é um típico italiano que adora conversar e acolher os visitantes em sua propriedade rural. Laurindo, juntamente com sua esposa Mariza, cultivam 15 tipos de uva. Em suas terras, localizadas no Capão da Herança, é possível passear embaixo dos parreirais, colher e degustar as uvas.

O prazer de estar em meio à natureza e tomar a fruta diretamente de onde ela vem atrai não só turistas, mas também vacarienses que aproveitam o fim de semana para ali passear. “Nos meses de verão, recebemos gente quase todos os dias. Podemos nos antecipar ou estender um pouco os meses de visitação, dependendo de quando a fruta amadurece”, explica o produtor. A vindima acontece nos meses de janeiro a março.

Apesar de sempre receber o turista, Laurindo ressalta que antes de chegar à propriedade é bom agendar: “Aos finais de semana estamos sempre por aqui. Nos outros dias, é bom ligar, para evitar não nos encontrar”, destaca.

A Fruticultura De Rossi Riva fica a 17 km do C entro de Vacaria. Para chegar lá, é preciso pegar a BR 285, sentido Lagoa Vermelha, e percorrer até o km 132.  A empresa Bortolon Agro Comercial é um bom ponto de referência. Logo após passar a empresa, pegue a estrada à direita, sentido Capão da Herança. A propriedade de seu Riva fica a 3 km da BR.

 

Frutas do bosque

A Italbraz, especializada na produção de frutas do bosque – framboesa, mirtilo, amora – também está aberta a visitações. Mas para visitar a empresa é preciso agendar. “Sempre que surgem grupos interessados, procuramos atendê-los. É importante agendar para que possamos acompanhar e explicar como se dá o cultivo dessas delicadas frutas”, explica Cibeli Cassett.

Os períodos mais adequados para visitação são os meses outubro, novembro, dezembro e janeiro, quando as frutas vermelhas são colhidas. Além das in natura, a empresa comercializa, também, frutas congeladas. A Italbraz é especializada em frutas delicadas: além da framboesa, mirtilo e amora, também planta o morango e o tomate cereja.

A Italbraz fica na saída de Vacaria sentido Lago a Vermelha e está no caminho de quem vai visitar a fazenda do seu Laurindo Riva. A empresa fica a 5 Km do Centro da cidade, no  bairro Haidée.

Italbraz
Rua Sesóstris Campos dos Santos, Vacaria.
Telefone para agendamento: (54) 3511.6000
Melhor época para visitar é de outubro a janeiro.

Fruticultura De Rossi Riva
Telefone: (54) 99979.6759
Melhor época para visitar é a da vindima, quando as uvas estão prontas para
serem colhidas: janeiro a março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here