Feira livre do Mercado Público

A feira que interliga o produtor e o consumidor acontece aos sábados

0
898

Vacaria é conhecida como a terra da maçã. Mas nem só de maçã vive a nossa fruticultura. A cidade avança na produção das pequenas frutas: amora, mirtilo, framboesa e morango.

Essas e outras delícias podem ser saboreadas na feira livre do Mercado Público, que acontece todo sábado de manhã.  Lá, é possível encontrar frutas, legumes, verduras, temperos, mel, produtos coloniais (queijo, salame, massas, bolos, pães, vinho, suco) e flores.

O Mercado foi criado para ser o ponto de encontro entre o produtor rural e o consumidor final. Produtores de toda a região participam e já estão por lá cedinho, a partir das 6h. Entre 7h e 8h é o horário mais movimentado.

Muita gente acorda cedo e vai lá tomar café, com pastel, é claro, como toda boa feira tem que ter.

O Mercado Público é frequentado pelos vacarienses que vão fazer a feira da semana. E também por aqueles que vão dar uma volta para encontrar os amigos: os assíduos dizem sempre achar alguém conhecido.

Maria de Lourdes da Silva Pires, 62 anos, mora em Porto Alegre, mas quando vem a Vacaria sempre passa por lá.

 

“Sou de Vacaria, mas fui embora há 40 anos. Quando venho pra cá, sempre vou ao Mercado conferir as mudas de flores”, reforça Lourdes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para os turistas, o Mercado Público é um ótimo passeio para experimentar os produtos de nossa terra. É, também, uma oportunidade para conversar e conhecer a nossa gente. Em cada banquinha, tem chimarrão. Basta se aproximar, pedir um mate, e já se estabelece a comunicação.

CURIOSIDADES

A feira livre acontece aos sábados, mas o Mercado Público recebe eventos durante toda a semana, e o ano todo. Na Páscoa, por exemplo, acontece a feira de Páscoa, com e venda de peixes frescos. No final do ano acontece a feira das pequenas frutas, artesanato e mel. Em alguns anos, o Mercado recebeu a feira do livro da cidade.

O Mercado Público ganhou o nome de Abílio Pandolfo em 2010. O nome é uma homenagem a um dos hortifrutigranjeiros pioneiros. Abílio trazia produtos do 6º Distrito para vender no Mercado.

* No Mercado Público também se encontra artesanato. Lá, funciona a Associação dos Artesãos de Vacaria, com mais de 30 associados. Todas as tardes, eles se reúnem para criar. Na sala dos artesãos é possível comprar os produtos de artistas: peças decorativas com matéria-prima local (madeira, pinha, ferro), peças em crochê (panos de prato, roupas para bebê), tapetes e quadros em patckwork, entre muitos outros itens.

 

Mercado Público Municipal: Feira livre
Rua Sergipe, 135 | Bairro Pinheiros
Horário de funcionamento: sábados das 6h às 11h
Telefone: (54) 3231-6523

Associação dos Artesãos de Vacaria
Rua Sergipe, 135 | Bairro Pinheiros
Horário de funcionamento: Espaço aberto todas as tardes, das 13h30 às 17h
e sábados durante a feira livre.
Telefone: (54) 3231-5333

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here