Parque dos Rodeios

O Parque que recebe o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

0
253

Vacaria é reconhecidamente a terra dos Rodeios. Os mais apaixonados pela tradição gaúcha não exitam dizer que aqui acontece a “Copa do Mundo dos Rodeios”. Quem chega para visitar nossa cidade quer ter contato com esta tradição campeira, experimentar o mate, saborear um bom churrasco, andar a cavalo e, quem sabe, até arriscar dançar uma rancheira. E a melhor ‘mostra’ da tradição gaúcha acontece durante o Rodeio Crioulo Internacional.

Palco dos espetáculos artísticos | Concha Acústica | Crédito: Mateus Rosa

Mais do que um ponto turístico, o Parque Nicanor Kramer da Luz é o palco da nossa maior festa. A área de 75 hectares é da Associação Rural e é utilizada para o Rodeio e  outros eventos esporádicos como a Expovac e Encontros Culturais.

Cancha da Ferradura | Crédito: Mateus Rosa

A melhor época para visitar o parque é durante o Rodeio, que acontece de dois em dois anos, entre os meses de janeiro e fevereiro. Durante a festa, o parque lota. Milhares de pessoas de todo o Brasil e também do exterior vêm conhecer e cultuar a tradição gaúcha. Durante o Rodeio acontecem provas campeiras como o torneio de laço e a gineteada, provas artísticas como danças tradicionalistas apresentadas pelas invernadas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), concurso de gaita, violão, trova, declamação, chula (sapateado), entre muitas outras.


A Cancha da Ferradura recebe as provas campeiras e a Concha Acústica os espetáculos
artísticos, shows nativistas, o Festival Cante uma Canção, entre outras atrações. A
programação é extensa e tem atração para toda a família. O Rodeio Crioulo de Vacaria foi criado em 1958 e, neste ano, aconteceu a 32ª edição. O evento é promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here