Vinícola Lemos de Almeida

Aprecie vinhas e vinhos em Vacaria

0
248

Vacaria ingressou no enoturismo gaúcho. Nem só Bento Gonçalves e São Marcos produzem bons vinhos e recebem os turistas em acolhedoras vinícolas. Vacaria, também.

Aproveitamos uma tarde de inverno para conhecer a Vinícola Lemos de Almeida, localizada a 50 km de Vacaria, na cidade vizinha de Muitos Capões. Lá, a Família Lemos concretizou o sonho de construir uma vinícola açoriana no Brasil.

Uma vez por mês, a Lemos de Almeida promove visitação à Fazenda Santa Rita, uma área de 12 hectares, onde conhecemos os vinhedos, o processo de vinificação e saboreamos os vinhos e espumantes produzidos no local.

O passeio é um convite para degustar bons rótulos e, também, apreciar e conhecer um pouco da cultura açoriana.

Vinícola portuguesa, Vinícola Lemos, Vinícola Santa Rita
Construção principal da Vinícola. | Foto: Artur Alexandre

ARQUITETURA PORTUGUESA

A construção em estilo português que acolhe os visitantes é a imagem mais fotografada da Vinícola Lemos de Almeida. O prédio, levantado em 2016, foi inspirado na Casa da Alfândega, de Florianópolis. Ele engloba uma área de vinificação, outra de degustação, a cave onde os vinhos descansam e são armazenados, e, ainda, um escritório.

Ao redor do prédio, estão os vinhedos nos quais são cultivadas quatro variedades de uvas francesas e, desde 2016, quatro variedades portuguesas.

“A Vinícola era um sonho de meu pai. Herdamos as terras de meu avô Hugo Lemos. Nelas, em 2005, iniciamos a construção da Vinícola. Profissionais da Embrapa estudaram o solo e sugeriram as uvas mais apropriadas para o terroir”, explicou Bibiana Lemos de Almeida.

AS RÉPLICAS

Trapiche Miramar, Capela Santa Rita, construções portuguesas, arquitetura portuguesa
Pórtico e Capela foram inspirados no Trapiche Miramar e Igreja Imaculada Conceição, de Florianópolis. Fotos: Artur Alexandre

A arquitetura portuguesa está em muitas outras construções da Fazenda. Logo na entrada, passamos pelo pórtico que é uma réplica do Trapiche Miramar, também de Florianópolis, construído em 1925 e demolido em 1974 para obras de aterro da Baía Sul.

Pertinho do pórtico, avistamos a Capela Santa Rita, uma réplica da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, de Florianópolis. A Capela é um espaço religioso e artístico. É composta por azulejos do artista Jesus Lima Fernandes e por quadros de Carlos Rigotti, que pintou as 14 estações da Via-Sacra, todas com rosas e vinhas.

Na Fazenda, há, ainda, uma réplica do Monumento aos Açorianos, o original está localizado em Porto Alegre. A obra, encomendada ao escultor Carlos Tenius, representa uma caravela com imigrantes entrelaçados, e presta homenagem aos 60 casais de açorianos que chegaram à cidade em 1752, iniciando o seu povoamento.

Réplica do Monumento aos Açorianos, de Porto Alegre. Moinho e farol também lembram construções portuguesas. Fotos: Artur Alexandre

As réplicas são todas inspiradas em construções das capitais gaúcha e catarinense. No século XVIII, a Coroa portuguesa estimulou a imigração de açorianos para o Brasil, como forma de equilibrar o excesso de habitantes nas ilhas dos Açores, e escassez em dois estados do sul do Brasil: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além das réplicas do Pórtico, da Capela e do Monumento aos Açorianos, a Vinícola Lemos de Almeida ergueu outras construções inspiradas na arquitetura e na cultura portuguesas, como o moinho de vento, o farol e o casarão, que lembra a Casa de Anita Garibaldi, localizada em Laguna, Santa Catarina. Anita era descendente dos Ribeiros, imigrantes açorianos.

CASTAS PORTUGUESAS

A Vinícola Lemos de Almeida cultiva hoje oito variedades de vinhos, produzidos a partir de quatro castas de uvas de origem francesa (Pinot Noir, Chardonnay, Merlot e Sauvignon Blanc) e quatro de origem portuguesa (Touriga Nacional, Tinta Roriz, Avarinho e Verdelho). A casta Verdelho é inédita no Brasil.

Rótulos da Vinícola. Até 2018 a Vinícola se chamava Santa Rita. | Foto: Giana Pontalti

Toda a produção de vinhos é feita na própria vinícola. Ao ano, 100 mil garrafas são ofertadas aos apreciadores de vinhos e espumantes. Durante a visita à Fazenda, os visitantes podem saborear alguns deles, conhecendo suas propriedades e história, revelada pela enóloga da Lemos de Almeida.

EXPERIÊNCIA LUSITANA

Nem só de vinho e arquitetura é feita a visitação na Fazenda Santa Rita.  O idealizador da vinícola, Agamenon Lemos de Almeida, preparou ambientes especiais onde o visitante pode conhecer mais da cultura açoriana.

arte portuguesa, renda de bilro, festa do divino, descendentes portugueses, barricas de carvalho
Na cave é possível conhecer traços da cultura açoriana. | Fotos: Artur Alexandre

Na visitação, é possível conferir peças feitas em renda de bilro, objetos da Festa do Divino Espírito Santo e, também, um painel com os sobrenomes de descendentes açorianos. Muitos deles são conhecidos dos vacarienses: Peixoto, Amaral, Bittencourt, Barcelos, Azambuja, Fernandes, Ferreira, Paim, Macedo, Camargo, Borges, Lima, Rodrigues, Vargas, Xavier, entre muitos outros. Os proprietários da Fazenda carregam consigo dois deles: Lemos e Almeida.

LINHA DO TEMPO

2005: Início dos estudos de solo para determinar as uvas que seriam plantadas. Trabalho realizado junto à Embrapa.

2009: Plantio das primeiras videiras.

2012: Início da vinificação.

2016: Inauguração do prédio da Vinícola, que assume o controle total de sua produção. Definição de cultivar castas portuguesas.

COMO E QUANDO VISITAR

A visita pode ser feita mediante agendamento ou em uma das datas propostas pela Vinícola. São feitas visitas-guiadas uma vez ao mês.

Informações e agendamentos: (54) 3232-0563

A visitação realizada em julho de 2019 saiu por R$ 80. O valor é bastante justo, já que inclui transporte e degustação de vinhos. Para aqueles que não utilizarem o transporte da Vinícola, o passeio sai a R$ 60.

COMO CHEGAR

A Vinícola Lemos de Almeida fica a 50 km de Vacaria, percorridos em 42 km de asfalto e 8 km de estrada de chão. Nos dias de visitação-guiada, a própria Vinícola disponibiliza transporte até o local.

Visitantes percorrem os vinhedos, acompanham explicação sobre o processo de vinificação, conferem cave e participam da degustação. Fotos: Artur Alexandre

LOJA DA VINÍCOLA

Os rótulos da Lemos de Almeida também podem ser adquiridos na loja da Vinícola, na Avenida Militar, 858, centro, Vacaria.

Saiba mais: http://familialemosdealmeida.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here